terça-feira, 25 de outubro de 2016

Biblioteca de livros imaginários


No âmbito da celebração de Outubro: Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, a Biblioteca da Escola Básica e Secundária de Oliveira de Frades desafia todos o alunos do 2º ciclo a criarem a capa de um livro que (ainda) não exista e que gostassem de escrever ou ilustrar.  O conjunto das capas formará uma Biblioteca de Livros Imaginários.

domingo, 23 de outubro de 2016

A biblioteca desafia-te a participares no bibliopaper Aprende a descodificar o teu mundo!. Participa e põe à prova os teus conhecimentos sobre a pesquisa da informação e as regras de utilização da tua biblioteca.
Estão agendadas visitas das turmas do 5º ano, a partir de 24 de outubro.

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Um nome original para o blogue da tua BE


A Equipa da Biblioteca Escolar pretende criar um novo blogue para a Biblioteca do Centro Escolar, com o objetivo de difundir informação, divulgar as atividades realizadas e promover a interação com a comunidade educativa. Um dos primeiros passos é encontrar um nome sugestivo, que reflita o espírito e a missão da biblioteca escolar e que acolha o ponto de vista dos seus utilizadores. Assim, neste mês de outubro, Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, é lançado o passatempo e concurso Um nome original para o blogue da tua Biblioteca.

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Se eu fosse italiano

No passado dia 14 de outubro as crianças dos J.I. de Olheirão, Pereiras e S. João da Serra visitaram a biblioteca da escola sede do agrupamento, para aprenderem um pouco mais sobre Itália, país que tem sido tema do seu estudo. Antes, com os formadores do curso profissional de restauração, tiveram a oportunidade de participar na preparação de um dos pratos mais conhecidos da cozinha italiana, a piza, pelo que ainda apresentavam o típico chapéu de cozinheiro...






O livro em destaque  foi "Se eu fosse... Nacionalidades", de Francisco José Viegas


segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Outubro: Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

Programa:

Visitas à Biblioteca Escolar / Formação de utilizadores | 1º Ciclo e 5º ano | Bibliotecas do Centro Escolar e da Escola Sede
Ao longo do mês de outubro serão organizadas visitas das turmas à biblioteca, para sessões de apresentação e ações de formação de utilizadores, envolvendo a realização de um bibliopaper.

Mural de Leituras | 1º Ciclo | Biblioteca do Centro Escolar
Os alunos serão convidados a contribuir para a construção de um mural coletivo, colando uma folha de bloco de notas de papel colorido com a anotação do título e nome do autor do livro que requisitaram.

Biblioteca de livros imaginados | 2º Ciclo | Biblioteca da Escola Sede e aulas de Oficina de Escrita
Os alunos do 5º e 6º anos põem-se no papel de autores, imaginando um livro que gostariam de escrever e ilustrar e criam uma capa para esse livro. O conjunto das capas ficará em exposição na biblioteca escolar, formando a “Biblioteca de Livros Imaginados”.

Concurso “Vota nos livros mais fixes” | 1º e 2º Ciclos | Escolas do Agrupamento 
«Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?» é uma iniciativa inédita da VISÃO Júnior e da Rede de Bibliotecas Escolares, com o apoio do Plano Nacional de Leitura, que vai permitir aos alunos entre o 1º e o 9º anos de escolaridade votarem nos livros que mais gostaram de ler até à data. Destas eleições, resultará a lista das obras preferidas dos estudantes portugueses. As eleições ‘à séria’, com cartazes, comícios e urnas, terão lugar a 17 de março de 2017.

Concurso “Um nome original para o blogue da tua BE” | 1º Ciclo | Biblioteca do Centro Escolar
Concurso que tem como objetivo encontrar um nome original e sugestivo para o novo blogue da biblioteca do Centro Escolar. As propostas deverão ser depositadas numa caixa criada para esse efeito, na Biblioteca Escolar, até ao dia 28 de outubro. As três melhores propostas selecionadas ficarão sujeitas a votação, na página do Facebook, durante a semana de 7 a 11 de novembro.

Livros em viagem |
Pré-escolar e 1º Ciclo | J.I. do Agrupamento, EB1 de Arcozelo e EB1 de Ribeiradio
O projeto "Livros em viagem" leva a Biblioteca Escolar fora de portas e vai ao encontro das crianças do pré-escolar do Concelho e do 1º ciclo de Arcozelo das Maias e Ribeiradio. É um projeto que visa criar e incentivar na criança hábitos de leitura, fruição cultural e, em especial contribuir para a promoção da autonomia e desenvolvimento de competências. Todos os meses alguns livros fazem esta viagem surpreendente e inesquecível.