terça-feira, 30 de abril de 2013

Depoimento da Coordenadora da RBE

A Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares - Portugal, Dra. Maria Teresa Calçada, tendo-se visto impossibilitada de participar no 1º Encontro Internacional de Bibliotecas Escolares "La biblioteca escolar: Realidades y desafíos", que se realiza em Bogotá (Colômbia) nos 23 e 25 de abril fez o seguinte depoimento:

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Palestra com Dr. Jaime Gralheiro

No âmbito da comemoração do 39º aniversário do 25 de abril de 1974, organizada pelos docentes de História e de História e Geografia de Portugal, esteve presente na Biblioteca da Escola Básica e Secundária de Oliveira de Frades, no dia 26 de abril, o Dr. Jaime Gralheiro, onde dinamizou uma palestra dirigida a alunos do 6º, 9º e 12º anos.

 
 

Excerto (parte final) da declamação do poema O 25 de abril contado às crianças, da sua autoria:




O 25 de abril de 1974

Dentro da temática do 25 de abril e da liberdade apresentam-se alguns dos trabalhos dos alunos do 9º ano, desenvolvidos no âmbito da disciplina de História, atualmente em exposição na Biblioteca:








Concurso Nacional de Leitura - Fase Distrital

Nelas recebeu, no passado dia 10 de Abril, a 7ª Edição do Concurso Nacional de Leitura – Fase Distrital, cuja promoção e coordenação é da responsabilidade da Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLB) enquanto parceira do Plano Nacional de Leitura (PNL). Com a intenção de promover a leitura nas escolas, este evento mobilizou 140 alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico, com idades dos 13 aos 15 anos e dos 16 aos 18 anos, provenientes de 40 escolas do Distrito, acompanhadas por 70 professores, que, enquanto aguardaram pela realização da prova escrita, efetuada na Escola Secundária de Nelas, foram guiados numa visita ao Paço dos Cunha em Santar. (Mais informação em: http://www.cm-nelas.pt/)

Da nossa Escola, participaram as alunas apuradas na fase local, em janeiro, tanto na categoria do 3º Ciclo como na do Ensino Secundário.


 Comentário das alunas participantes na categoria do Secundário: 

A fase distrital do concurso consistia em procurar o melhor leitor e orador das escolas participantes, para que o nosso distrito seja bem representado em Lisboa – fase nacional. A nossa escola ficou muito bem representada, uma vez que três das seis alunas participantes prosseguiram até à fase final, após a sua melhor prestação na fase escrita. 
Para mim foi uma experiência enriquecedora, quer a nível da leitura, quer a nível do convívio com outros leitores e apreciadores de livros. Foi um dia de aprendizagens e leitura, através do teatro e citações de poemas. Espero poder voltar para o ano, pois já Fernando Pessoa dizia: "Gostar de ler é trocar horas de tédio por outras deliciosas."

Ana Neves – 11ºB


Participar no Concurso Nacional de Leitura foi uma experiência enriquecedora a nível competitivo, mas ainda mais importante, a nível da promoção da leitura. Penso que é importante existir este tipo de concursos para promover as leituras, que são cada vez mais raras hoje em dia. Assim, aconselho a todos a participação em acontecimentos do género, pois só trazem benefícios aos participantes. Deste modo, todos podemos descobrir que "o livro é um mudo que fala, um surdo que responde, um cego que guia, um morto que vive" (António Vieira).

Liliana Silva – 11º B


Depois de uma viagem passada a rever as obras, o grupo de Oliveira de Frades chegou são e salvo a Nelas. Após a nossa chegada, não tínhamos mais nada que fazer a não ser rever de novo as obras e esperar pela hora em que iríamos fazer a tão temível prova que determinaria o nosso futuro na competição.
E quando o derradeiro momento chegou, nada mais poderia correr melhor, pois tivemos três alunas em palco. Apesar de nenhuma de nós ter passado à fase nacional este ano, tudo poderá mudar no próximo.


Susana Valério – 11º D

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Visita dos alunos da EB1 de Pereiras

Na 3ª feira, dia 16 de abril, os alunos da Escola Básica do 1º ciclo de Pereiras visitaram a Biblioteca da escola sede do Agrupamento. Feita uma breve apresentação dos espaços e serviços disponibilizados, os alunos forma convidados a participar em algumas atividades no âmbito do projeto SOBE - Saúde Oral e Bibliotecas Escolares, como a leitura expressiva do livro "Kiko, o dentinho de leite", de Anabela Mota Ribeiro, e a exibição do filme "O Dr. Dentolas e a lenda do Reino dos Dentes".
 






Saúde oral na Quinzena da Saúde

No âmbito da Quinzena da Saúde promovida pelo Agrupamento, estiveram presentes na Biblioteca da Escola Básica de Oliveira de Frades,  no dia 8 de abril, dois elementos da clínica de medicina dentária Klifrades para realizar ações de informação e sensibilização dentro temática da Saúde Oral, dirigidas aos alunos do 5º ano.
No final houve a oportunidade de realizar um breve rastreio de saúde oral a alguns dos participantes.



terça-feira, 16 de abril de 2013

SOBE - Saúde Oral e Bibliotecas Escolares

Integrada na Quinzena da Saúde, a decorrer  até ao próximo dia 19 de abril, as Bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades estão a dinamizar atividades no âmbito do projeto SOBE - Saúde Oral e Bibliotecas Escolares.  
Para além da decoração das bibliotecas com os materiais fornecidos por este projeto, são disponibilidados aos docentes diversos recursos e sugestões de atividades conjuntas dentro desta temática.

Relembra--se que o conjunto de materiais que compõe o kit SOBE "foi concebido para suscitar a vontade de os estudantes poderem explorar o mundo da saúde oral, de forma autêntica, com meios divertidos e favorecendo o cruzamento de vários domínios do conhecimento". 
A Biblioteca da Escola Básica e Secundária propõe a visita guiada de alunos de escolas do 1º ciclo e das turmas do 6º ano para a realização de sessões envovendo a leitura, as expressões e a exploração de vídeos e jogos educativos.
Está, também, a decorrer o concurso "É sempre a sorrir - Maquetes sobre Saúde Oral", dirigido a alunos do 2º ciclo.
 





domingo, 14 de abril de 2013

Ilustração do conto "O tesouro", de Eça de Queirós


 

Versão em banda desenhada do conto "O tesouro", de Eça de Queirós, pelos alunos do 8ºD.

Galeria de personagens de Eça de Queirós

Recriação das caricaturas originais de João Abel Manta, por alunos do 8º ano, no âmbito da celebração Grandes Autores: Eça de Queirós

Mar das Palavras

Cartaz elaborado por alunos do 7ºD, no âmbito da Semana da Leitura 2013, cujo tema aglutinador foi Ler o Mar.